Brasil

Você sofre de paperclipping? Explicamos o que significa o termo e como evitar atitudes tóxicas nos relacionamentos

O paperclipping e o ghosting estão relacionados, mas não são a mesma coisa

Paperclipping
Paperclipping

O termo “paperclipping” é um dos novos termos que estão causando sensação nas redes sociais. Esse tipo de comportamento sempre existiu, mas as novas gerações se encarregaram de identificá-lo e resumir em uma única palavra aqueles que o sofrem.

ANÚNCIO

Vamos então descobrir do que se trata esse termo, para depois identificar se fomos vítimas de algum caso e como evitar cair no paperclipping no futuro.

No contexto do escritório, grampear é unir vários papéis com um clipe de arame ou metal. Já no âmbito das relações pessoais, é a habilidade que algumas pessoas têm de manter relacionamentos que provavelmente não vão prosperar.

Vamos entender com vários exemplos. A todos nós já aconteceu de gostarmos muito de alguém e demonstrarmos isso sem medo de perder. No entanto, do outro lado não há uma reação clara a esse primeiro passo, mas sim respostas leves que nos fazem continuar tentando.

Flertes ambíguos, mensagens vagas, pouco esforço ou nenhum interesse em marcar encontros pessoais para um encontro, jantar ou qualquer outra atividade. Aqueles que praticam o paperclipping costumam ter longos períodos de silêncio e ocasionalmente reaparecem para te enganchar novamente, assim como um clipe faz com a papelada do escritório.

Existem ex-parceiros especialistas nessa prática. Eles mantêm contato por mensagens esporádicas ou reações em redes sociais para não desaparecer e manter você no radar.

O paperclipping nem sempre é pessoal contra quem o sofre. Pode acontecer que a pessoa que pratica isso tenha medo de compromisso ou alguma insegurança relacionada a experiências ruins anteriores.

Mas ao mesmo tempo, isso também demonstra que não estão te dando o valor que você merece. Portanto, vamos listar algumas dicas para evitar o paperclipping.

Paperclipping2
Paperclipping

Dicas para evitar o “paperclipping”

  • O primeiro passo que você deve tomar é estabelecer limites. Se perceber algum dos comportamentos mencionados anteriormente, seja direto. Deixe claro que não está disponível para esse tipo de interação.
  • Evita responder a mensagens quando perceberes que estão a fazer paperclipping.
  • Não descarte bloquear número de telefone, redes sociais ou qualquer outra plataforma como aplicativo de encontros, por exemplo.
  • Procura realizar atividades em que te divirtas contigo mesmo(a).
  • Proteja-se com seus amigos e amigas: Construa relacionamentos saudáveis com pessoas que te tratam com respeito.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS