A alegria é total para Elon Musk e a SpaceX. Após dois testes que terminaram em explosões, a Starship decolou para o espaço e retornou com segurança à Terra, nesta quinta-feira, 14 de março de 2024, coincidindo com o aniversário da empresa aeroespacial do magnata sul-africano.
As imagens da Starship entrando na Terra, em um brutal mergulho pela atmosfera que foi registrado em vídeo, deveriam ser suficientes para a celebração. No entanto, a SpaceX decide adicionar um toque de festa épica com uma imagem curiosa de Elon Musk, de 2002, quando a empresa estava apenas começando seu primeiro ano na indústria espacial.
Esta foto parece ser do dia em que a empresa foi fundada, quando para celebrar a inauguração, trouxeram mariachis para o escritório. Elon Musk se divertiu como nunca e até pegou algumas maracas para dançar e cantar com os músicos que tocavam o típico estilo mexicano.
Um post do jornalista John Erlichman, em sua conta do X, mostra a comparação entre como era a SpaceX em seus primeiros dias de operação em 2002 (com Elon Musk, o mariachi e as maracas) e como está hoje, logo após o funcionamento bem-sucedido da nave espacial que levará a humanidade de volta à Lua e possivelmente a Marte em alguns anos.
A terceira foi a vencida para a SpaceX
A Starship voltou aos testes de voo integrados com o que foi o seu terceiro lançamento a partir da Starbase no Texas, após duas explosões violentas. Elon Musk e os representantes da empresa disseram na época que esses contratempos estavam dentro dos planos e que certamente iriam corrigi-los. E, de fato, conseguiram.
"Vou levá-los para Marte", disse Elon em sua conta do X.
"Embora não tenha ocorrido em um laboratório ou em um banco de testes, foi definitivamente um teste. O que conseguimos neste voo fornecerá dados inestimáveis para continuar o desenvolvimento rápido da Starship", disse a SpaceX em um comunicado em seu site oficial.
A empresa lista uma série de conquistas que ocorreram neste lançamento. E que talvez tenham sido ofuscadas pelo simples fato de a nave não ter explodido. A seguir, compartilhamos o que a empresa disse em seu site.
- Pela segunda vez, os 33 motores Raptor do Super Heavy Booster ligaram com sucesso e completaram uma ignição de duração total durante a subida.
- A Starship executou com sucesso sua segunda separação de estágio quente, desligando todos exceto três dos motores Raptor do Super Heavy e ligando com sucesso os seis motores Raptor do segundo estágio antes de separar os veículos.
- Após a separação, o propulsor Super Heavy completou com sucesso sua manobra de rotação e realizou um impulso de retrocesso completo para enviá-lo ao seu ponto de amerissagem no Golfo do México.
- Super Heavy ligou com sucesso vários motores para sua primeira aterrissagem antes que a nave experimentasse um RUD (na SpaceX eles se referem a isso como "desmontagem rápida não programada"). O voo do propulsor terminou a cerca de 462 metros de altitude e pouco menos de sete minutos após o início da missão.
- Os seis motores Raptor da segunda etapa da Starship foram iniciados com sucesso e impulsionaram o veículo para a sua órbita esperada, tornando-se o primeiro Starship a completar a sua subida de duração completa.
- Enquanto navegava, a Starship alcançou vários dos objetivos adicionais do teste de voo, incluindo a abertura e fechamento de sua porta de carga útil (também conhecida como dispensador de peixes) e o início de uma demonstração de transferência de propulsor. A Starship não tentou reiniciar em órbita um único motor Raptor planejado devido à velocidade de rolamento do veículo durante a fase de descida. Os resultados dessas demonstrações estarão disponíveis assim que a revisão dos dados pós-voo for concluída.
- A Starship experimentou sua primeira entrada do espaço, fornecendo dados valiosos sobre o aquecimento e controle da nave durante a reentrada hipersônica. As vistas ao vivo da entrada foram possíveis graças aos terminais Starlink operando na Starship.
- A conclusão do teste de voo ocorreu durante a entrada, e os últimos sinais de telemetria foram recebidos via Starlink do Starship aproximadamente aos 49 minutos do início da missão.