Uma bomba foi revelada: Tesla Motors estava prestes a ser dona do ChatGPT, o que explica muitas coisas. Em uma reviravolta inesperada na competição entre grandes empresas e magnatas no setor de Inteligência Artificial, Elon Musk acabou processando alguns dias atrás a OpenAI e seu CEO Sam Altman por terem alterado a essência da organização após o sucesso de sua plataforma ChatGPT.
Altman e Musk têm um extenso histórico de atritos , onde o bilionário em mais de uma ocasião se mostrou crítico, insatisfeito e negativo sobre cada movimento realizado por esta instituição da qual fez parte no passado e com a qual aparentemente terminou em termos pouco amigáveis.
Após a demanda de Elon, era apenas uma questão de tempo para que a OpenAI e seu conselho de administração reagissem. Esse momento chegou com uma revelação suculenta e explosiva:
ChatGPT em algum momento ia se fundir com a Tesla Motors em uma clara tentativa de adquirir o ativo de maior potencial do projeto para benefício da outra empresa de sua propriedade.
Esta revelação traria uma nova nuance a essa discussão, explicando com mais razão por que Elon Musk adotou essa atitude contra a organização que em algum momento defendeu.
Elon Musk não conseguiu
Num movimento que abala tudo, a OpenAI publicou uma série de e-mails privados de Elon Musk, cofundador da empresa de Inteligência Artificial, revelando tanto suas intenções quanto sua posição sobre o futuro da OpenAI.
Os emails, divulgados em uma extensa publicação de blog, contradizem de forma frontal e praticamente irrefutável as recentes críticas de Musk à organização e expõem seu interesse passado em contratar a OpenAI com o ChatGPT dentro da Tesla Motors.
Os emails mostram que Musk queria que a OpenAI se fundisse com a Tesla ou que ele tivesse controle total da empresa em todos os seus projetos, incluindo o chatbot que todos conhecemos agora.
De acordo com a OpenAI, isso era incompatível com sua missão de criar uma Inteligência Artificial segura e benéfica para a humanidade. Portanto, a empresa argumenta que Musk só processou a OpenAI quando "começou a fazer progressos significativos" em direção ao seu objetivo original, mas sem ele mais envolvido na organização.
O mais contrastante de toda essa nova evidência é que, ao contrário de suas críticas atuais, os e-mails indicam que Musk inicialmente apoiou a mudança da OpenAI para um modelo com fins lucrativos.
Numa mensagem de 2016, ele até respondeu "sim" à proposta de que a empresa se tornasse "menos aberta" no futuro.
Mais tarde, em janeiro de 2018, Musk sugeriu que a Tesla se tornasse uma "vaca de receita" para a OpenAI.
Sob o argumento de que a Tesla era a única empresa com a qual a OpenAI poderia competir contra o Google, embora tenha reconhecido que as chances de sucesso eram pequenas.
Um mês depois, em fevereiro de 2018, Musk decidiu deixar a OpenAI e acabou fundando seu próprio concorrente de inteligência geral, a xAI Corp.
De acordo com a OpenAI, Musk mencionou que a empresa tinha 0% de chances de ser relevante sem uma mudança significativa na execução e nos recursos.
Hoje em dia vemos que tudo mudou, agora que a OpenAI conta com o apoio financeiro da Microsoft.
No entanto, o futuro da OpenAI ainda é incerto, mas a publicação desses e-mails fornece uma nova perspectiva sobre o que impulsiona Elon Musk.