Brasil

O universo ao vivo: como você pode olhar através dos telescópios James Webb e Hubble em tempo real

Uma ferramenta da NASA lhe proporcionará horas de entretenimento do conforto do seu sofá

La galaxia espiral NGC 3351 aparece dividida diagonalmente en esta imagen: Las observaciones del telescopio espacial James Webb aparecen abajo a la derecha, y las del telescopio espacial Hubble arriba a la izquierda. | Créditos: NASA, ESA, CSA, STScI, Janice Lee (STScI), Thomas Williams (Oxford), PHANGS Team
Galaxia espiral NGC 3351 | Créditos: NASA, ESA, CSA, STScI, Janice Lee (STScI), Thomas Williams (Oxford), PHANGS Team Nebulosa

Não apenas os astronautas podem ter o prazer de olhar para as maravilhas do universo. Graças à tecnologia, a NASA conseguiu democratizar ainda mais o espaço e atualizou sua ferramenta Space Telescope Live para que todas as pessoas com acesso à internet possam ver os objetivos atuais dos Telescópios Espaciais James Webb e Hubble.

ANÚNCIO

Trata-se de duas plataformas online e gratuitas que oferecem acesso direto às missões dos dois telescópios para observar o céu a partir do conforto da tua casa.

Como usar a ferramenta Space Telescope Live

Explorar o universo nunca foi tão fácil. Basta aceder aos sites WebbTelescope para o James Webb e HubbleSite para o Hubble.

Uma vez lá, você encontrará informações detalhadas sobre as observações atuais e anteriores, incluindo as especificações dos instrumentos utilizados e os detalhes ou especificações científicas de cada missão.

Por exemplo, recentemente foi relatado que o James Webb estava observando a região HST10 com seus instrumentos NIRSpec e MIRI para estudar os componentes de discos protoplanetários.

No entanto, é necessário esclarecer que as imagens mostradas no rastreador não são capturas ao vivo extraídas dos telescópios, uma vez que primeiro precisam ser processadas.

Trata-se de representações baseadas em dados de projetos anteriores como o Two Micron All Sky Survey, que fornecem uma imagem precisa das áreas do espaço que estão sendo estudadas.

Em outras palavras: com o Space Telescope Live da NASA, estamos realmente vendo as regiões que os telescópios estão observando, apenas não são imagens dos próprios instrumentos. Além disso, ele permite explorar missões passadas, desde estudos de nebulosas até o acompanhamento de galáxias.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS