A relação entre Mark Zuckerberg e Elon Musk é uma das mais polêmicas da atualidade. Ambos magnatas são hiper-ricos, têm empresas lucrativas e prometeram uma luta de boxe há um bom tempo.
Por isso, não é surpreendente que eles atirem um no outro através dos meios de comunicação. Neste caso, foi o líder da Meta quem expressou sua opinião contrária a um dos projetos de Musk: os chips neurais
Zuckerberg observa com cautela o trabalho de Musk
Numa recente aparição no podcast Morning Brew Daily, Zuckerberg referiu-se à inovação de ponta em que está a trabalhar Neuralink, a empresa de neurociência de Musk, e também ao próprio esforço do Meta nesse sentido.
Curioso, não é? Ele fez isso sem mencionar diretamente a Neuralink, mas sim com uma clara referência à empresa que, desde 2016, vem avançando em direção ao lançamento de seu primeiro ensaio em humanos com a FDA.
Vamos lembrar que a promessa de Musk em relação aos chips cerebrais é que marcarão o início de uma nova era na interação entre humanos e máquinas, oferecendo melhorias significativas para pessoas com condições neurais complexas.
A esse respeito, Zuckerberg criticou sutilmente a pressa de Musk em implementar seus próprios chips cerebrais. "Talvez no futuro alguém faça isso, mas eu não gostaria de usar as primeiras versões. Acho conveniente esperar até que essa tecnologia esteja bem madura. Eu esperaria até que não seja necessário atualizá-la a cada ano", disse Zuck.
E como não, o jovem magnata pode estar certo. A trajetória da Neuralink tem sido repleta de polêmicas, especialmente em relação aos seus experimentos com animais.
Apesar dos avanços relatados, como macacos controlando jogos com o pensamento, surgiram numerosas denúncias de maus-tratos animais e questionamentos éticos sobre esse tipo de experimentação. Mas mesmo assim, algumas semanas atrás, conseguiram implantar o primeiro chip em um humano.
Planos do Zuckerberg
Embora a luta proposta nunca tenha se materializado, a tensão entre Zuckerberg e Musk está longe de terminar, principalmente devido às suas diferenças ideológicas sobre a direção e ética na tecnologia.
Por enquanto, Zuckerberg se posiciona firmemente contra a pressa de integrar a tecnologia de chips cerebrais na sociedade.
Na verdade, na entrevista, foi revelado que a Meta já está explorando interfaces neurais que evitam a necessidade de implantes cerebrais, uma alternativa às soluções propostas por seu concorrente Neuralink.