O Relatório Active Adversary da Sophos X-Ops descobriu que, em 2023, pela primeira vez, as credenciais comprometidas foram a principal causa dos ataques que levam ao roubo de dados e ataques de ransomware, com 56%. Isso representa um aumento de 26% de 2022 para 2023.
ANÚNCIO
É por isso que, apesar de senhas e sua administração muitas vezes serem irritantes e até consideradas "desnecessárias", elas continuam sendo extremamente importantes. Na verdade, grandes empresas têm visto seus dados comprometidos devido a uma má gestão de senhas por parte delas ou de seus colaboradores.
Evite esses ataques
María Claudia Ardila, Diretora de Vendas da Sophos para o Sul da América Latina, comenta que algumas formas simples de evitar esse tipo de situação são, por um lado, usar senhas únicas para cada site e, além disso, utilizar um aplicativo de autenticação multifator, um passo chave para proteger contas críticas.
Da mesma forma, o primeiro passo e o mais importante, e a melhor maneira de proteger dados e informações críticas é, simplesmente, não revelá-los. Se um site ou serviço não possui informações pessoais que sejam extremamente relevantes, então não pode perdê-las ou revelá-las acidentalmente.
"Além disso, é sempre importante ter cuidado ao clicar em links e manter todos os aplicativos e dispositivos atualizados constantemente", explica a especialista da Sophos.
Tenha um software que mantenha suas informações seguras
Embora possa parecer exagerado, hoje mais do que nunca é necessário, não apenas para empresas, mas também para pessoas, investir em um bom software de segurança e tratar sempre todas as comunicações não solicitadas como suspeitas. Ou seja, e-mails, chamadas telefônicas ou mensagens de texto de remetentes desconhecidos.
O Dia Mundial da Internet Segura deve ser uma festa de proteção, e a proatividade e antecipação são fundamentais para evitar o roubo de dados.