Bill Gates tem sido objeto de várias histórias e anedotas distorcidas que até mesmo chegaram ao ponto de serem consideradas lendas urbanas. O curioso sobre o cofundador da Microsoft é que entre as histórias mais estranhas que circulam sobre ele, muitas delas parecem ser invenções e acabam sendo verdadeiras.
Aqui temos o caso da fotografia na prisão do magnata quando era jovem e acabou sendo preso logo antes de que a Microsoft e o Windows 95 marcassem um antes e um depois para a história da informática. A anedota é real.
Em contraste, há aquela fotografia ultra convincente onde aparentemente vemos um jovem Bill Gates andando de bicicleta quando era criança. Uma imagem inocente que aparentemente é completamente falsa e corresponde a outra pessoa.
É sob este panorama confuso que agora temos o surgimento de uma nova história ao seu redor que está deixando muitos confusos sobre sua veracidade.
O novo meme de Bill Gates
Há alguns meses começou a circular nas redes sociais um meme viral afirmando que o cofundador da Microsoft, Bill Gates, teria declarado que os cidadãos americanos deverão ter identificações digitais oficiais até 2028 ou serão excluídos da sociedade.
O meme cita Gates dizendo: “a identificação digital deve ser aceita pelos cidadãos americanos até 2028. Caso contrário, correm o risco de ‘exclusão da sociedade’” e nada mais. Mas como todos sabemos, isso é mais do que suficiente para ser considerado verdadeiro nos grupos de familiares no WhatsApp.
No entanto, não há evidências de que Gates tenha dito isso. Felizmente, o site do Snopes realizou uma extensa investigação em que explicam como tudo aconteceu e cresceu a tal ponto.
A questão é que a citação "existe", pois vem de um artigo de dezembro de 2023 publicado em um site chamado The People's Voice. O pequeno grande detalhe é que esta página se concentra na redação e disseminação de notícias falsas, onde Bill Gates, juntamente com outras figuras públicas, tem sido alvo frequente dessas publicações mentirosas.
O artigo do The People's Voice também afirma que as Nações Unidas disseram que as identificações digitais serão obrigatórias para participar da sociedade. No entanto, isso também é falso.
As Nações Unidas afirmaram que as identificações digitais podem ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a participar da sociedade, mas não disseram que serão obrigatórias.
Mesmo na época, os checadores do ‘USA Today’ verificaram que essas declarações eram falsas e chegaram ao ponto de obter um comunicado de um porta-voz da própria ONU para esclarecer tudo.
Mas o meme, por alguma razão, ressurgiu e até começou a circular na América Latina. Mas não é real.