Brasil

Para tornar-se milionário: asteroide possui pedras preciosas avaliadas em 10 quatrilhões de dólares

A empresa de Elon Musk viaja para este asteroide para fazer mineração espacial.

ANÚNCIO

SpaceX e a NASA iniciaram em outubro uma das missões mais ambiciosas das agências espaciais na história da exploração do cosmos. Há dois meses, a sonda Psyche decolou, que irá realizar mineração espacial no asteroide Psyche 16. Uma missão que levará 6 anos, mas que trará um poderoso tesouro.

A sonda espacial alcançou o espaço graças ao foguete Falcon Heavy da SpaceX. As duas agências espaciais gastaram cerca de 117 milhões de dólares neste projeto, mas é provável que isso acabe sendo mais do que apenas uma curiosidade, já que é possível que eles encontrem um verdadeiro tesouro.

Onde está o asteroide do tesouro?

Publicidad

O estranho asteroide, que necessita de uma visita para saber exatamente seus componentes, está localizado entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter. Ele está exatamente no cinturão de asteroides.

O seu brilho é tanto, que não permite que o Hubble, o Telescópio Espacial capaz de olhar para outras galáxias, detalhe exatamente todos os seus minerais. No entanto, como existem algumas estimativas, os cientistas conhecem algumas especificações sobre os seus elementos.

É por isso que realizaram a missão em direção ao asteroide para investigar, talvez minerar em sua superfície, e posteriormente retornar com algumas amostras. A viagem deve levar cerca de seis anos entre ida e volta.

Não devemos pensar mal da NASA ou da SpaceX. Esta não é uma viagem puramente comercial em busca de metais preciosos.

O principal objetivo é científico. A formação de seus metais, que detalharemos mais adiante de acordo com as estimativas iniciais, fornecerá informações sobre a formação de planetas.

Na verdade, de acordo com o BBC Mundo, a NASA explica que seu alto teor de metais sugere que esta rocha é o núcleo de um planeta que falhou em sua formação. Portanto, estudar este asteroide esclareceria muitas dúvidas sobre o nascimento dos mundos.

Psyche 16: uma mina de metais preciosos

Mas mesmo que tenha muitas implicações científicas, a NASA está interessada na quantidade de metais que o asteroide pode ter em sua composição. De acordo com o mesmo meio citado, eles o chamam de asteroide "dourado", devido à grande quantidade de ouro que possui.

"Já vimos outros meteoritos que são principalmente metálicos, mas o que torna Psyche único é que ele pode ser totalmente feito de ferro e níquel", adianta Tracy Becker, cientista planetária do Southwest Research Institute no Texas, Estados Unidos.

Publicidad

Mas além desses dois metais, a rocha poderia estar cheia de ouro e platina. Dessa forma, caso as estimativas anteriores sobre o asteroide sejam verdadeiras, seus metais teriam um valor que ultrapassa os 10 mil quadrilhões de dólares.

Siga-nos no:Google News
ANÚNCIO
ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO