A atividade do vulcão localizado na península de Reykjanes é capaz de impressionar qualquer pessoa.
O bom é que, de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO), a erupção tem mostrado estabilidade desde terça-feira à noite, com a possibilidade de que esse fenômeno natural diminua nos próximos dias.
Primeiros minutos da erupção, como a terra está se abrindo, são cerca de 17 minutos em #timelapse #cámararapida.
— FernandoMadrid. (@FernandoMadridd) 19 de dezembro de 2023
Webcan de #Grindavik https://t.co/Jq2Xn7ShVl
#ISLANDTV #erupção #eruption #islandia pic.twitter.com/vmbpqKw2x3
Timelapse viral
O vulcão em questão começou a emitir magma na noite de segunda-feira através de uma fenda de aproximadamente 4 quilômetros de comprimento.
Esta atividade tem diminuído, passando de três chaminés de magma ativas para apenas uma ou duas atualmente.
Embora tenham sido registrados alguns terremotos na área, a cidade de Grindavík, evacuada previamente em 10 de novembro, não parece correr perigo imediato devido à direção do fluxo de lava, que está se afastando para o norte.
Nesse sentido, o impressionante timelapse captura a intensidade da erupção, mostrando a lava e a fumaça subindo a mais de 100 metros de altura.
Cabe mencionar que, apesar da diminuição na atividade do vulcão, as autoridades alertaram sobre a presença de gases tóxicos significativos, por isso recomendaram à população manter-se afastada da área, pelo menos até depois do Natal.
A captura deste fenômeno natural em vídeo é uma das maiores vantagens da tecnologia. E é que proporciona uma oportunidade única para observar e estudar a atividade vulcânica.
É por isso que essa lapso de tempo se tornou um recurso valioso para cientistas e pesquisadores de geologia em todo o mundo.